Áreas de Atuação
Uma de nossas maiores especializações está ligada a área de apuração de créditos fiscais referente a carga patronal das contribuições previdenciárias pagas sobre as verbas de 1/3 das férias, abono pecuniário, auxílios e gratificações e também sobre as verbas Indenizatórias, como o RAT (Risco Ambiental de Trabalho) e FAP (Fator Acidentário de Prevenção).
As verbas de pessoal são divididas em Verbas Remuneratórios e Verbas Indenizatórias. Verba indenizatória visa, principalmente, ressarcir algum dano ou desvantagem que o trabalhador sofreu enquanto exercia suas funções na empresa. Já a verba remuneratória se refere aos valores pagos pela empresa ao serviço prestado pelo trabalhador.
Por meio do Recurso Extraordinário nº 593.068/SC, as verbas indenizatórias deixaram de integrar a base de cálculo para as contribuições previdenciárias patronais.
RAT (Risco Ambiental do Trabalho), até maio de 2007 eram tributados para todos os Estados/Municípios do Brasil em 1% sobre o total da folha (lei 8212/91 - atividade preponderante educação e atividade burocrática é 1%), mas a partir de junho de 2007 o INSS elevou por decreto lei (6.042) para 2% sobre o total da folha.